terça-feira, 19 de março de 2013

A ELEGÂNCIA COMEÇA EM CASA





       
 Ser elegante na rua, educado com os amigos e conhecidos, respeitoso no ambiente de trabalho, correto nos procedimentos, não autoriza a ser deselegante e desrespeitoso em casa, com as pessoas que convivem diariamente conosco e que estão realmente ao nosso lado.
            Vejo pessoas que parecem ter vida dupla, fora de casa são criaturas adoráveis, paradigmas de equilíbrio, bondade e educação e dentro de casa, com seus familiares e empregados, são verdadeiros ogros e ogras.
            Por que quem fica ao nosso lado não merece o mesmo tratamento que brindamos aos demais? Onde se autoriza a destratar, descontando os aborrecimentos do dia a dia, nos mais próximos?
            É bom lembrar a todos aqueles que  tem pretensão de ser tidos como elegantes, que a elegância começa em casa, valorizando quem está lá para segurar nossa mão nas horas de dificuldade, quem está lá para partilhar problemas e não apenas alegrias.
            Me causa um enorme aborrecimento ver como as pessoas acreditam que porque se casaram, porque são seus pais ou filhos, podem sair descontando sobre essas pessoas suas frustrações, como se esses relacionamentos tivessem uma garantia de vitaliciedade, pois vou contar uma coisinha para vocês, eles não tem!
            O malogro das relações está na falta de respeito, não está na falta de amor, falta de amor é a consequência, é a “punição” pelo desrespeito, pais deixam de amar filhos que se tornam insuportáveis sim, filhos deixam de amar pais abusivos, maridos e esposas tornam-se vinagres com o passar do tempo em virtude da falta de respeito.
            De nada adianta ser educado na rua se em casa sua sandalinha ou sapatinho for uma ferradura, isso não é elegância, é vernizinho do ruim, trinca fácil.
            Então lembre-se:
a)    as palavrinhas mágicas “por favor”,  “muito obrigada”, “com licença”,  “me desculpe”, “eu posso?”, foram também feitas para ser usadas em casa;
b)   quer que algum dos seus próximos lhe alcance um copo d’agua, lhe faça um favor, não grite, peça por favor;
c)    antes de abrir qualquer porta, ainda que seja do quarto do seu filho pequeno, anuncie-se, peça com licença, ainda que seja uma criança, ela tem todo o direito a pequena intimidade de seu quarto;
d)   se for rude em algum momento, peça perdão, não custa, mas não tenha por hábito ser rude e se desculpar na sequência, porque os sentimentos começam a se fragilizar;
e)    elogie quem está perto de você e não apenas seus amigos na rua;
f)     seja gentil com sua família;
g)    contenha seu mau gênio para o terapeuta;
h)   valorize os pequenos gestos, um favor feito sempre merece um muito obrigada, um carinho merece outro em troca;
i)     o seu mau humor é problema seu, não precisa ser impingido aos seus familiares;
j)     está com problemas, não desconte, dialogue, você pode até conseguir um ombro para chorar e uma mão para lhe ajudar, se descontar e magoar mais alguém em casa...seus problemas só irão aumentar;
k)    se a pessoa depende de você isso não lhe dá poderes de dono(a), lhe dá responsabilidades de cuidador(a);
l) quando se referir aos seus para os demais, seja sempre elegante na forma de falar deles.

Relações se constroem ou se destroem, eu costumo dizer que quando as pessoas se preocupam em manter a elegância das relações é como se construíssem uma linda casa, um tijolinho por dia sendo colocado para solidificá-la, quando há desrespeito é como se cada um fosse tirando um tijolinho da parede, até que ela fique em ruínas, prestes a cair.

Existem dias que são horríveis, a vontade é de chutar o mundo e  temos que engolir uma procissão de sapos,  perdemos a paciência com mais facilidade, nesses dias, acalme-se, relaxe e se ainda assim, se explodir com alguém, tente compensar o desastre, não com palavras mas com boas atitudes, afinal ninguém é santo ou candidato a papa, o que não tolerável é fazer com que todos pisem em ovos diariamente, mina qualquer relação.

Uma pessoa elegante é muito mais do que um personagem que se leva para a rua em um desfile de escola de samba de sorrisos, é alguém preocupado em ser correto e agradável sempre.

Um comentário:

  1. Que lindo! Não tem coisa melhor que um ambiente familiar harmonioso e acalorado de carinho, respeito e cumplicidade! Bjs

    ResponderExcluir

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search